top of page

Espaço Pequeno Céu “Lúcia Ribeiro do Valle Nogueira”

Espaço Pequeno Céu “Lúcia Ribeiro do Valle Nogueira” compreendido pela:

  • Casa da Criança “Nino Pacheco” e

  • Berçário Cristão “Cezira Túbero de Camargo”.
     

Descrição do Projeto

A requerente é uma associação “sem fins lucrativos”, de assistência social, com reconhecida e notória atuação local pela recepção de centenas de crianças, em idade de 0 a 03 anos e meses, em horários complementares ao escolar, assegurando-lhes segurança, alimentação, prática de atividades esportivas e culturais, através da administração dos recursos advindos dos convênios firmados com os órgãos públicos e especialmente por doações perante a iniciativa privada.

Na entidade são ofertadas para as crianças atividades sócio assistenciais e de forma lúdicas, culturais e esportivas que priorizam o direito de brincar e se desenvolver formação de hábitos da vida diária, atividades de valorização da vida e autoestima, ações junto às famílias com apoio psicossocial e visitas domiciliares para orientação.

As ações desenvolvidas oportunizam vivenciar novas experiências que ampliam seu universo informacional, em um ambiente adequado, de qualidade saudável. A Casa da Criança possui uma imagem bastante positiva junto à comunidade, que garante participação em todos os eventos promovidos pela instituição realizados para garantir sustentabilidade, uma equipe técnica coesa capacitada e bem estruturada, que direciona todo o trabalho da instituição disponibilidade para as crianças de um espaço físico adequado para vivência, convivência e sociabilidade, onde é estimulada a expressar suas potencialidades e valorizar a vida, a cultura, a esperança, o ser humano, permitindo o desenvolvimento integral e harmônico em condições de liberdade e dignidade.

 

Usuário

Crianças de ambos os sexos, na faixa etária (de 0 à 1 ano e 11 meses) com implantação gradativa de idade (4 meses à 1 ano e 11 meses) e (de 02 a 03 anos e 11 meses), em especial as que vivenciaram ou estão vivenciando situações de vulnerabilidade social, risco pessoal que tiveram seus direitos violados, na sua maioria provenientes de famílias com renda mensal de ate dois salários mínimos, com prioridade para os filhos de mães que trabalham fora do lar, famílias com precário acesso a serviços públicos e renda para manter-se.

 

Caracterização Socioeconômica do Município

O projeto tem por objetivo atender o município de São Simão, que possui população estimada de 15.446 pessoas (censo https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sp/sao-simao.html) e com um alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,766 (PNUD/2010). Possuindo uma área de 617,25 km² e sendo vizinha dos municípios de Luís Antônio, Santa Rosa de Viterbo e Serra Azul, São Simão está localizada na região Nordeste do Estado de São Paulo. Sua economia baseia-se em quatro tópicos:

Agricultura: Com predominância da plantação de cana-de-açúcar e do reflorestamento para celulose e agricultura de subsistência.

Indústria: Caracterizada na fabricação de móveis, de embalagens de isopor e na lavagem de jeans para grandes fabricantes, assim como a extração de riquezas naturais, como areia, argila e água mineral, são parte da fonte de renda da cidade.

Comércio: Representada por bares, restaurantes, lojas de armarinhos, depósitos de material de construção, farmácia, mercadinhos etc., localizados principalmente na região central da cidade.

É mais evidente para as crianças de famílias mais vulneráveis, que em geral recebem menos proteção e estímulos em casa.

Segundo dados do IBGE, no município onde está a Instituição, em São Simão/SP, contava com 15.446 habitantes no último censo, de 2021. Localizado na região de Ribeirão Preto, em 2019, o salário médio mensal era de 2.1 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 26.0%.

Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 364 de 645 e 199 de 645, respectivamente. Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 1530 de 5570 e 769 de 5570, respectivamente.

Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 30.4% da população nessas condições, o que o colocava na posição 381 de 645 dentre as cidades do estado e na posição 4607 de 5570 dentre as cidades do Brasil. O PIB per capita é de R$29.049,13 e IDH de 0,766

A instituição está situada no bairro de Bento Quirino, área periférica do município de São Simão, localizado na região de Ribeirão Preto, estado de São Paulo.

Objetivo geral

Desenvolver atividades que priorizem a formação cidadã da criança com ações lúdicas, culturais e esportivas, para o desenvolvimento de potencialidades, habilidades para a vida e que priorize o direito de brincar.

Apoio psicossocial e sócio familiar, focados nos valores humanos, com a meta de atender 80 crianças na faixa etária de 0 a 03 anos e 11 meses, sendo 80 crianças no horário extraescolar, possibilitando o desenvolvimento e troca de experiências de vivencia, fortalecendo vínculos familiares e sociais.

Os trabalhos de assistência, convivências e fortalecimentos de vínculos são pautados no atendimento das crianças, oferecendo acolhimento e escuta, fazendo parte da rede de proteção básica no município, tendo como referência o CRAS.

 

Objetivos específicos
  • Desenvolver um programa de atividades lúdicas, culturais e esportivas que priorizem o direito de brincar e se desenvolver;

  • Formação de hábitos de vida diária, de valorização da vida e autoestima através de espaços para a formação da cidadania, autonomia e protagonismo destas crianças;

  • Criar espaços onde as crianças possam desenvolver suas habilidades, potencialidades formação crítica do cotidiano, através do convívio grupal;

  • Fortalecer as relações pessoais, familiares, sociais e comunitárias, visando contribuir para a função projetiva da família;

  • Incentivar e propiciar condições para o acesso, permanência e/ou retorno ao sistema educacional e orientação às famílias sobre a importância da educação;

  • Estabelecer com as famílias um compromisso de orientação na educação dos filhos, fortalecendo o papel de pai, mãe, cuidadores e Responsáveis, orientando para que sejam estabelecidos os limites e a importância do afeto nas relações familiares;

  • Possibilitar o acesso das crianças e respectivas famílias à rede de serviços privada e pública;

  • Realizar ações conjuntas com demais serviços e programas municipais, estaduais e federais visando oferecer as crianças e suas famílias para o desenvolvimento social, minimizando ou anulando sua situação de exclusão vulnerabilidade e risco social;

  • Promover o acesso das famílias a benefícios e serviços ofertados pelo município, contribuindo para oportunizar os direitos Sociais, bem como, estimular o protagonismo e autonomia destas famílias.

 

Metas a serem atingidas

Como o desenvolvimento do projeto a meta é atender crianças de zero a 3 anos e 11 meses no contra turno com atividades recreativas, lúdicas, culturais e esportivas, por meio da execução de oficinas que contribuam com o desenvolvimento Da criança como um ser de direitos, autonomia e protagonismo garantindo a segurança da criança no sentido preventivo de situações de risco e direitos violados, Atuando também para reduzir as situações vivenciadas de vulnerabilidade social.

 

Metodologia

As ações serão desenvolvidas com crianças de zero a três anos e onze meses em tempo integral das 7:30h às 16:30h.

Quanto a alimentação será servido café da manhã, colação (fruta), almoço, colação (leite com biscoito) e jantar (sopa). Ao mesmo tempo garantiremos a qualidade e procedência dos alimentos fornecidos todo o cardápio será supervisionado por uma nutricionista

 

Missão

Garantir às crianças atendidas a promoção de valores éticos-educativos, provendo estimações morais com dignidade, honestidade, caráter e disciplina, além de promover aprendizagem e cidadania.

 

Visão

Acreditamos no potencial de nossas crianças e cremos que se formos provedores de bons valores as mesmas contribuirão com o desenvolvimento de um mundo melhor. Além do mais, vemos que aprendizagem é a porta de entrada para garantir o sucesso de nossos pequenos cidadãos, portanto, almejamos que todos os atendidos pela entidade tenham altos níveis de aprendizagem a sociedade a cidadania e desenvolvimento humano.

 

Valores

Contribuir com a sociedade na retirada de crianças em situação de risco e vulnerabilidade social e pessoal, proporcionando a elas a vivência com valores éticos- educativos necessários à composição de um cidadão de plenos direitos.

 

Finalidade Estatutária

Prestar às crianças assistência material, moral, alimentar, higiene e social, cooperando para a efetiva aplicação dos dispositivos legais relativos à proteção da criança e amparo a família, propugnar esclarecimentos da opinião publica sobre os problemas sociais da infância, orientando- a e concorrendo para a sua solução.

Objetivo geral

Desenvolver atividades que priorizem a formação cidadã da criança com ações lúdicas, culturais e esportivas, para o desenvolvimento de potencialidades, habilidades para a vida e que priorize o direito de brincar.

Apoio psicossocial e sócio familiar, focados nos valores humanos, com a meta de atender 80 crianças na faixa etária de 0 a 03 anos e 11 meses, sendo 80 crianças no horário extraescolar, possibilitando o desenvolvimento e troca de experiências de vivencia, fortalecendo vínculos familiares e sociais.

Os trabalhos de assistência, convivências e fortalecimentos de vínculos são pautados no atendimento das crianças, oferecendo acolhimento e escuta, fazendo parte da rede de proteção básica no município, tendo como referência o CRAS.

 

Objetivos específicos
  • Desenvolver um programa de atividades lúdicas, culturais e esportivas que priorizem o direito de brincar e se desenvolver;

  • Formação de hábitos de vida diária, de valorização da vida e autoestima através de espaços para a formação da cidadania, autonomia e protagonismo destas crianças;

  • Criar espaços onde as crianças possam desenvolver suas habilidades, potencialidades formação crítica do cotidiano, através do convívio grupal;

  • Fortalecer as relações pessoais, familiares, sociais e comunitárias, visando contribuir para a função projetiva da família;

  • Incentivar e propiciar condições para o acesso, permanência e/ou retorno ao sistema educacional e orientação às famílias sobre a importância da educação;

  • Estabelecer com as famílias um compromisso de orientação na educação dos filhos, fortalecendo o papel de pai, mãe, cuidadores e Responsáveis, orientando para que sejam estabelecidos os limites e a importância do afeto nas relações familiares;

  • Possibilitar o acesso das crianças e respectivas famílias à rede de serviços privada e pública;

  • Realizar ações conjuntas com demais serviços e programas municipais, estaduais e federais visando oferecer as crianças e suas famílias para o desenvolvimento social, minimizando ou anulando sua situação de exclusão vulnerabilidade e risco social;

  • Promover o acesso das famílias a benefícios e serviços ofertados pelo município, contribuindo para oportunizar os direitos Sociais, bem como, estimular o protagonismo e autonomia destas famílias.

2025 criado por LCV

Todos os direitos reservados para:

SERVIÇO SOCIAL CRISTÃO DE BENTO QUIRINO - CNPJ.:45.369.402/0001-04 - Lei de Utilidade Pública nº 16.557 de 18/10/2017

bottom of page